BLOG

Saiba tudo sobre racks para infraestrutura de rede

O que é um rack?

Simplificadamente, o rack nada mais é do que uma estrutura metálica especialmente desenvolvida para acomodar componentes de redes de telecomunicações e informática, provedores de Internet, operadoras telefônicas e de TV, como servidores, nobreaks, cabos UTP, patch panels, fibras ópticas, DIOs e outros equipamentos ativos de rede em uma área relativamente pequena. Isso facilita não só a administração e manutenção dos equipamentos, mas também melhor disposição de espaço, facilitando a montagem até mesmo em um ambiente pequeno.

Tipos de Rack

Em geral, os racks possuem diversos tamanhos, podendo ser fixados em paredes, colocados no piso e até em postes. Dentre todos os modelos existentes, temos alguns tipos de racks de infraestrutura mais comuns, que são:

Rack aberto

Trata-se de uma estrutura retangular fixada no piso do ambiente. Esse modelo, por sua facilidade de acesso aos componentes, é mais indicado para locais fechados, nos quais há um maior controle no acesso de pessoas, já que os dispositivos nele instalados ficam expostos. Eles são muito úteis e facilitam o cabeamento, seja em salas pequenas ou grandes.

Além disso, por ser aberto, deve ser instalado em local livre de resíduos como a poeira, que pode reduzir a vida útil do equipamento a ser instalado.

O Open Rack Prime da Think Technology é um produto completo e totalmente aberto, com muitas possibilidades para montagem e manutenção dos equipamentos. Esse modelo ainda pode ser usado agrupado com outras unidades, em uso similar a um datacenter, otimizando operacionalmente as conexões entre os equipamentos e fornecendo organização às atividades de sua empresa.

Já o Open Rack Standard da Think Technology é a solução mais simples, ideal para organizar todos os equipamentos de pouca profundidade presentes em uma rede. Sua estrutura é totalmente desmontável. 

Rack fechado

Mais robusto, dificulta o acesso não autorizado e a deterioração por ação de agentes externos, como umidade e poeira. Além disso, o rack fechado tem a vantagem do controle de circulação de ar interna, melhorando a dinâmica da temperatura dos equipamentos nele instalados, fator de extrema relevância para a operação.

O Mini Shelter da Think Technology é uma excelente solução para a instalação de equipamentos e redes de telecomunicações e informática em ambientes externos. Possibilita a acomodação de servidores e nobreaks, além de ter um compartimento especial para banco de baterias.

Ambos os racks, aberto e fechado, são chamados de rack de piso.

Rack Desmontável

Pode ser um rack aberto ou fechado. A diferença é que não tem uma estrutura soldada e sim um conjunto de peças que ao serem encaixadas se transformam em um rack. O Rack desmontável é vantajoso em lugares de difícil acesso, onde um rack montado e soldado não passaria pelos obstáculos no caminho, além de maior praticidade no transporte.

O rack de piso desmontável da Think Technology é uma ótima opção para quem procura organização e comodidade, atendendo redes de diversos tipos. Esse rack possui um amplo espaço interno, excelente para acomodar equipamentos e acessórios como switches, servidores, DIOs e OLTs, proporcionando uma distribuição uniforme e organizada de cabos, além de fornecer uma melhor refrigeração.

Rack de parede

É parecido com um rack fechado, porém em tamanho compacto e quase que unitário. Ele é amplamente usado para equipamentos pequenos e para ganhar espaço vertical na organização. Alguns podem ser fixados em postes, como por exemplo, os modelos da linha  Outdoor Standard ou Simple da Think Technology.

Conclusão

Montar um rack de infraestrutura dentro da empresa é uma alternativa ideal, sobretudo para locais em que o espaço é mais limitado e não se abre mão da boa organização do ambiente onde estão instalados.

Cada tipo de rack é ideal para um tipo de projeto e organização. Por isso, é necessário analisar as necessidades dos equipamentos e a estrutura do ambiente onde serão instalados.

 Acesse www.tkth.com.br e conheça a linha completa de Racks da Think Technology!