Se você possui rede WiFi em casa e se interessa por tecnologia, possivelmente você já viu que existem roteadores com dois padrões diferentes de comunicação. O primeiro é o mais comum: 2,4 GHz. Já o segundo, mesmo que seja tão antigo quanto o primeiro, está se tornando mais popular somente agora: 5 GHz. Mas você sabe o que esses números significam?
Geralmente o termo GHz (giga-hertz) está associado ao desempenho. Um processador de 5 GHz, por exemplo, é bem mais potente que um de 2,4 GHz. Nesse caso podemos dizer que quanto maior o número, melhor será o produto.
No caso do Wi-Fi existe uma pequena diferença: esses números não expressam a quantidade de ciclos por segundo como no caso dos processadores. Aqui eles são as frequências de operação do sinal de rádio transmitido pelo roteador. Assim, não existe um valor necessariamente melhor, já que são dois padrões de transmissão diferentes.
Essas diferenças são vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora da compra e do posicionamento do roteador dentro sua casa, empresa ou loja.
COMO O SINAL DE RÁDIO SE PROPAGA
Quando falamos em frequências de rádio, precisamos entender um princípio básico: quanto mais alta a frequência do sinal transmitido, mais forte ele vai ser, contudo, menor será o seu alcance. Isso significa que o sinal de 5 GHz possui mais intensidade a curta distância; já a frequência de 2,4 GHz pode carregar menos dados de uma única vez, mas pode chegar a distâncias maiores.
Além disso, os 2,4 GHz também são mais eficientes na hora de atravessar objetos sólidos, como paredes, algo que o sinal de 5 GHz não consegue fazer com muita eficiência.
Por outro lado, a frequência 5 GHz é mais ampla e possui 23 canais de transmissão que não se sobrepõem, contra apenas 3 canais nos 2,4 GHz. Isso faz com que exista menos interferência na frequência mais alta.
Os canais de transmissão são como pistas de uma rodovia, ou seja, quanto mais pistas, mais espaço para os carros passarem sem bater. Agora imagine que dois roteadores estão um ao lado do outro transmitindo cada um dos sinais na frequência de 5 GHz. Se ambos utilizarem o mesmo canal, um pode se chocar no outro, gerando interferência e perda de dados para ambos os lados. Por outro lado, se cada um deles trabalhar com um canal diferente, será possível que ambos trabalhem sem um interferir no trabalho do outro.
A sobreposição de sinal acontece quando os canais são diferentes, mas a transmissão “encosta” na do lado, ou seja, parte do sinal se choca com o canal vizinho. Daí a necessidade de escolher canais que não se sobrepõem.
Como a frequência de 2,4 GHz possui menos canais e somente três que não se sobrepõem, existe mais chance de um roteador próximo do outro acabar gerando interferências no sinal alheio. Se você mora em um apartamento e o seu vizinho de cima possui um roteador trabalhando na mesma frequência e no mesmo canal, existe o risco de perda de sinal.
Para piorar a situação, muitos aparelhos sem fio utilizam a mesma frequência para trabalhar. Telefones sem fio, alguns controles de televisão, brinquedos, alto-falantes sem fio e aparelhos Bluetooth são alguns itens que causam interferência e prejudicam o sinal de Wi-Fi.
Para entender isso, imagine novamente a pista de uma autoestrada. Parte de um trecho está em obras, outro desmoronou. Mais à frente, caminhões passam a transitar nessa mesma pista, causando um engarrafamento. É mais ou menos isso o que acontece com a transmissão quando há muitos aparelhos diferentes trabalhando na mesma frequência.
MAS AFINAL DE CONTAS, QUAL DOS DOIS É MELHOR?
O melhor é aquele que atende de forma mais completa suas necessidades. Para resumir: é possível ter uma transferência de dados maior com o 5 GHz, mas é preciso estar ciente de que o alcance do sinal será menor.
Geralmente recomenda-se que seja vista a utilização da rede e seus objetivos principais antes da escolha do roteador. Para locais maiores e navegação simples na internet (email, redes sociais) é recomendado um roteador de 2,4 GHz. Já para streaming de filmes e jogos online o mais recomendado é o de 5 GHz.
A melhor solução (e um pouco mais cara) é investir em um roteador dual-band, ou seja, um roteador que possua os dois modos de transmissão simultâneos. Com isso, você terá sempre duas redes Wi-Fi à sua disposição: uma trabalhando com 2,4 GHz e outra trabalhando com 5 GHz — e poderá alternar sempre que precisar.
Vale lembrar que nem todos os dispositivos Wi-Fi possuem suporte aos dois padrões de comunicação. Antes de comprar um notebook ou um novo smartphone, verifique se eles possuem esse tipo de recurso para não ter problemas mais tarde.
Fonte: www.tecmundo.com.br
Nossa sede está localizada em Santa Rita do Sapucaí, uma localização estratégica próxima às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Como parte de nossa estratégia de expansão para o mercado latino-americano, iniciamos a comercialização de nossos produtos na região, visando atender às crescentes demandas e oportunidades.
Nosso endereço:
Santa Rita do Sapucaí:
Av. Sapucaí, 269 – Jardim das Palmeiras, Santa Rita do Sapucaí – MG, 37540-000
Nossa sede está localizada em Santa Rita do Sapucaí, conhecida como o Vale da Eletrônica, uma localização estratégica próxima às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Como parte de nossa estratégia de expansão para o mercado latino-americano, iniciamos a comercialização de nossos produtos na região, visando atender às crescentes demandas e oportunidades.
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POLÍTICA E TERMOS DE SUPORTE A PRODUTO
Estas políticas de suporte de hardware e software se aplicam ao suporte técnico de todas as linhas de produtos eletrônicos e/ou sistemas comercializados e/ou fornecidos pela Think Technology.
O suporte fornecido refere-se a tratamentos de erros ou esclarecimento de dúvidas relacionadas às funcionalidades dos equipamentos e pode abranger, dentro ou fora do período de garantia:
O serviço de suporte ocorrerá no horário comercial, das 7:30 às 12h e das 13:30 às 17:30, podendo, em casos extraordinários e específicos, existir fora destes horários, previamente por acordo entre a Think Technology e o solicitante.
Atualizações e segurança
Atualizações, sejam para corrigir possíveis falhas de segurança ou para implementação de novos recursos, serão fornecidas pela empresa por no mínimo 2 (dois) anos ou enquanto se fizerem necessárias, ao longo da comercialização do produto/serviço. Atualizações para correção de possíveis falhas serão fornecidas integralmente, sem ônus ao consumidor.
Política de Segurança Cibernética
As Políticas de Segurança de Segurança Cibernética definem e estabelecem diretrizes para assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados e sistemas de informação.
Estão sujeitos à política a(s) empresa(s) do Grupo Think (“Think Technology”) e todos os seus funcionários, consultores, terceiros, fornecedores e parceiros, caso acessem, armazenem, processem ou transmitam informações pertencentes, ou sob a guarda da Think Technology.
Objetivo:
– Manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações de propriedade ou sob a guarda da Think Technology;
– Estabelecer medidas para a proteção da infraestrutura que suporta os serviços e atividades de negócio;
– Prevenir, detectar e reduzir a vulnerabilidade a incidentes relacionados com o ambiente cibernético.
Declaração de Responsabilidade:
Os colaboradores e prestadores de serviços diretamente contratados pela Think Technology devem se comprometer a agir de acordo com a Política de Segurança Cibernética. Os contratos firmados com a Think Technology devem possuir cláusula que assegure a confidencialidade das informações protegidas por sigilo e pela legislação e regulamentação vigentes.
Política de Divulgação Coordenada de Vulnerabilidades
O objetivo desta política é fornecer aos pesquisadores de segurança diretrizes claras para a realização de atividades de descoberta de vulnerabilidades e transmitir nossas preferências sobre como nos enviar as vulnerabilidades de segurança cibernética descobertas.
O que contempla o escopo do processo de notificação:
O processo de Divulgação Coordenada de Vulnerabilidades cobre os seguintes produtos CPE (Equipamentos de Premissa do Cliente):
a) Cable modem;
b) Modem xDSL;
c) ONU, ONT;
d) Roteadores ou modens para acesso fixo sem fio (FWA – Fixed Wireless Access);
e) Roteadores ou modens para acesso fixo via satélite;
f) Roteadores ou pontos de acesso sem fio.
Informações que esperamos receber de você:
– Descrever a vulnerabilidade, onde ela ocorre e o impacto;
– Descrição detalhada das etapas necessárias para reproduzir a vulnerabilidade.
Informações que você deve esperar de nós:
– Resposta em tempo hábil a depender da tratativa da vulnerabilidade;
– Informação acerca de prazos de correção;
– Reconhecimento pelo recebimento de notificação da vulnerabilidade.
Comunicação de erros e vulnerabilidades:
Caso haja necessidade, por parte do consumidor, de comunicar possíveis falhas ou erros encontrados, a informação deverá ser feita por canal exclusivo, através do e-mail bugfix@tkth.com.br. Na comunicação, deverá ser informado modelo do equipamento, número serial e a falha encontrada. Poderão ser solicitadas informações adicionais.
Para comunicação de correções, a Think Technology as fará através de seu website, diretamente na página de suporte de cada produto, informando as correções feitas e seus impactos (changelog), com informações abaixo:
– Código identificador, exclusivo para cada comunicado;
– Referência genérica e sucinta referente ao(s) produto(s) afetado(s) e à vulnerabilidade corrigida;
– Breve resumo de alto nível sobre a vulnerabilidade para que os usuários possam entender os pontos principais e determinar rapidamente se o aviso é aplicável ao seu ambiente;
– Descrição com mais informações que permitam aos usuários entenderem como são afetados e avaliarem sua exposição. Não deve fornecer detalhes a ponto de permitir a exploração da vulnerabilidade;
– Informações que descrevam o impacto da vulnerabilidade e a criticidade da vulnerabilidade por meio de sistema de pontuação de severidade reconhecido internacionalmente;
– Informações sobre a ação que os usuários devem realizar para corrigir ou remediar a vulnerabilidade e seu impacto;
– Reconhecimento ao descobridor (notificador) por relatar a vulnerabilidade e/ou outros envolvidos no processo de solução;
– Versão e data da publicação original, podendo conter um histórico de modificações se o boletim for atualizado posteriormente.
A Think Technology também manterá histórico das vulnerabilidades encontradas, medidas de mitigação e correções de segurança. Será disponibilizado acesso às correções de segurança e/ou novas versões de software/firmware para seus produtos, bem como manuais e outras documentações relativas a configurações, atualizações uso seguro dos equipamentos.
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(35) 3473-2021
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Última atualização: Jul 2023.
A Think Technology Ind. e Com. de Produtos de Telecomunicações LTDA, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Av. Sapucaí, 269 – Jardim das Palmeiras, Santa Rita do Sapucaí – MG, 37540-000, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 03.916.592/0001-84, leva a sua privacidade a sério e zela pela segurança e proteção de dados de todos os seus clientes, parceiros, fornecedores e usuários do site “tkth.com.br” e qualquer outro site, Loja, aplicativo operado por nós..
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