O que é a arquitetura de redes FTTx
Antes de falarmos o que é a arquitetura de redes FTTx, é importante mencionarmos o que são redes FTTx. Essa expressão é proveniente do idioma inglês e significa Fiber To The X que, ao ser traduzido livremente para a língua portuguesa, quer dizer o mesmo que “Fibra Até o X”.
No caso, a letra “X” se refere a rede PON (Passive Optical Network), que é a rede responsável por possibilitar que a fibra óptica chegue até o consumidor final. Nesse sentido, a sigla FTTx é uma generalização, na qual o “x” corresponde a conformação de implementação da fibra óptica.
Agora que você já sabe o que são redes FTTx, vamos falar sobre os tipos de arquitetura de redes FTTx. Basicamente, há dois tipos de arquitetura de redes FTTx: redes ponto a ponto (P2P) e redes de ponto multiponto (P2MP).
Dentre essas duas, você deve estar mais familiarizado com a P2MP, tendo em vista que a P2P apresenta um custo muito elevado, de forma que não é muito utilizada. Nesse sentido, investiu-se no desenvolvimento da arquitetura P2MP justamente com o intuito de diminuir o número de fibras utilizadas pelos assinantes.
Isso ocorreu porque, como esse tipo de rede não requer elementos ativos, existe uma redução no consumo de energia, além de maior espaço para acomodar o equipamento, facilidade na manutenção, dentre outros benefícios.
Tipos de arquitetura de redes FTTx
Conheça, a seguir, as principais configurações que a arquitetura das redes FTTx pode apresentar, de modo que você saiba quando usar cada tipo.
1. Fiber To The Home (FTTH)
É o tipo de arquitetura de rede FTTx que ocorre quando o cabo de fibra óptica sai diretamente do splitter da Caixa para Terminação Óptica (CTO) e chega até a Optical Network Unit (ONU) da casa do cliente.
2. Fiber To The Building (FTTB)
Já este tipo de arquitetura de rede FTTx ocorre quando o cabo de fibra óptica parte da CTO e chega até um prédio, de forma que é preciso abrir novas conexões na fibra para que elas cheguem até cada apartamento ou sala comercial.
3. Fiber To The Apartament (FTTA)
Enquanto na FTTB a fibra óptica parte da CTO e chega até o prédio, sendo necessário distribuí-la posteriormente, na FTTA isso não é preciso, tendo em vista que a fibra chega diretamente em cada apartamento ou sala comercial por meio da introdução de um novo splitter.
Por que utilizar arquitetura de redes FTTx?
Conheça as vantagens de utilizar a arquitetura de redes FTTx e compreenda por qual razão ela é uma excelente alternativa.
Instalação
Como os cabos das redes FTTx são mais moldáveis e pequenas em relação às conexões convencionais, há uma maior facilidade na instalação da rede.
Distância entre provedor e consumidor
Diferentemente do que ocorre com as redes convencionais de fio de cobre, as quais, conforme se afastam do provedor, têm o seu sinal reduzido ou perdido, as redes FTTx, por contarem com a tecnologia de fibra óptica, mantém o sinal da internet com alta qualidade independente da distância entre o provedor e o consumidor final.
Interferência externa
Como a fibra óptica utilizada nas redes FTTx não sofre nenhum impacto por conta de campos eletromagnéticos, diferentemente do que ocorre com os fios de cobre, há menos chances de ocorrer interferências externas, as quais possam comprometer a qualidade ou disponibilização do sinal.
Velocidade
Uma das principais vantagens de contar com uma rede FTTx é que, devido à tecnologia empregada nelas, é possível obter uma maior velocidade na internet, o que é de suma importância em dias como hoje, os quais as pessoas estão cada vez mais conectadas.
Transmissão
A rede FTTx possui 20 a 100 vezes mais velocidade do que as conexões de fio de cobre, de maneira que é possível obter uma maior capacidade de transmissão, o que possibilita que páginas, downloads e chamadas de vídeo apresentem maior velocidade e qualidade.
Latência
A latência diz respeito à demora que um pacote de dados leva para partir de um ponto e chegar a outro. Devido à configuração das redes FTTx, esse contratempo é extinguido, o que oportuniza uma melhor performance de acesso e uso da internet.
Gerência
A rede FTTx utiliza a configuração de rede ponto multiponto, de forma que há uma maior facilidade na gerência dos serviços de internet, tendo em vista que todas as informações ficam localizadas em uma mesma plataforma de gerenciamento.
Redução de custos
Como mencionado anteriormente, a rede FTTx não necessita de elementos ativos que dependem de energia elétrica, resultando em um menor consumo, o que impacta diretamente na redução de custos. Além disso, as redes FTTx são mais flexíveis e pequenas, de modo que há uma maior facilidade na hora de realizar a manutenção, o que também contribui com a redução de custos.
Conclusão
Como você pôde observar, a arquitetura de redes FTTx está sofrendo um grande avanço por conta da fibra óptica e da não necessidade de equipamentos ativos à base de energia elétrica. Esse progresso está possibilitando diversas vantagens para os consumidores finais, de maneira que é necessário estar atento a essa novidade para não ficar para trás.
Se você gostou deste conteúdo e deseja conferir mais informações semelhantes a esta, continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro de diversos outros assuntos relacionados.
Até a próxima!