BLOG

CTO no poste ou no cabo: onde instalar a caixa de terminação óptica?

Importância da caixa de terminação óptica

A caixa de terminação óptica (CTO) serve como continuação entre os elementos ópticos. Ela age como um acesso intermediário, considerando as limitações dos cabos entre longas distâncias.

Desse modo, ela garante que os dados permaneçam intactos e permite que a conexão chegue a novas localidades.

Além disso, com a CTO ainda é possível distribuir e dividir a rede entre pontos planejados, pois como a montagem é simplificada ela atua como uma forma de ligação entre as partes.

Os serviços de fibra óptica têm inúmeras vantagens como velocidade, qualidade, eficiência da rede, entre outras. Mas para que esse serviço chegue com eficiência até seus clientes é essencial cuidar da estrutura física desse serviço.

Dessa forma, a instalação da CTO se destaca entre esses fatores. Apesar de ser um item simples para quem trabalha nesse meio, a definição da sua instalação garante a prestação de um serviço ainda melhor e mais eficaz.

Como a busca por serviços com fibra óptica aumentou muito nos últimos anos, as CTOs parecem ter substituído as caixas de emenda e foram desenvolvidas para tornar a contenção de cabos ópticos mais eficiente.

O equipamento pode atender até 16 assinantes com suporte ao adaptador óptico.

Dessa forma, o dispositivo pode ser instalado em postes e cabos.

Ao adquirir um CTO você deve ter as vantagens de agilidade de instalação e economia de materiais, pois de acordo com a situação, muitos podem ser reaproveitados. E isso não é tudo, a seguir você vai conferir qual o melhor local para instalar a sua caixa de terminação óptica.

Instalação CTO no poste ou no cabo: conheça cada uma delas

Atualmente um poste possui uma faixa de 500 mm abaixo da rede de baixa tensão, disponível para o compartilhamento com provedores de internet e empresas de telecomunicações.

Geralmente a ocupação desses espaços varia entre 4 e 6 ocupantes.

Esse número é definido pela concessionária local e cada ocupante pode utilizar um ponto de fixação, assim os cabos devem estar fixos no mesmo ponto.

Como há um impasse sobre onde instalar a sua caixa de terminação óptica, confira abaixo mais informações sobre cada uma delas.

Instalação CTO no poste

A instalação da caixa de terminação óptica deve ser feita a pelo menos 0,6 metros de distância da primeira, sendo permitida apenas uma CTO por poste, ou seja, por provedor. Algumas concessionárias proibiram a instalação dessas caixas em seus postes com equipamentos.

A localização da CTO é muito importante para o planejamento da rede, essa definição pode ser desenvolvida por meio de um planejamento considerando os requisitos mínimos como: se é permitido a instalação naquele poste e os limites para lançamentos dos fios.

A partir desse planejamento, é preciso dimensionar os locais de interesse que também podem ser levantados de acordo com a densidade habitacional e fatores econômicos dos locais de instalação.

Uma das desvantagens mais claras da instalação de CTOs em postes de distribuidoras de energia elétrica é que eles estão saturados. Isso afeta diretamente essa escolha, já que dificulta a inclusão de novos projetos de redes FTTH de provedores


Instalação CTO no cabo

A maior vantagem da instalação CTO em cabos é a redução dos custos para a sua rede. Ao escolher a cordoalha, você não precisará arcar com os custos mensais para utilização de postes para acomodar seus equipamentos.

Sendo assim, você terá um gasto único com a compra do produto que será instalado por seu técnico durante a instalação comum da sua rede. Além do mais, esse modelo de instalação não necessita de ferramentas especiais para sua instalação, tudo pode ser feito de forma simples e prática.

Ao escolher esse tipo de instalação, ao contrário da instalação no poste, você não precisará fazer o aterramento e isolamento térmico. Tudo isso colabora para que seus funcionários realizem o trabalho sem correrem riscos perto da energização da rede.

Desse modo, a instalação diminui custos e ainda otimiza tempo de trabalho com uma instalação simples, prática, eficiente e segura.

Qual a melhor opção?

Como você viu, os dois estilos de instalação possuem vantagens e desvantagens e devem ser analisadas de acordo com suas necessidades e situação financeira. Por isso, a melhor escolha é aquela que irá te beneficiar integralmente seguindo todas as normas para o uso de caixa de terminação óptica.

Sendo assim, você deve analisar a distribuição de cada ocupante para que não haja cruzamentos de cabo, o que atrapalha a instalação e manutenção. Além do mais, deve-se observar ainda as flechas dos cabos que devem concordar com os cálculos de projeto de adequação elétrica apresentados pelas concessionárias.

Fiscalização

Mesmo a norma de compartilhamento de infraestrutura e de postes sendo um documento com validade entre a ANATEL e a ANEEL, todas as concessionárias possuem uma equipe de fiscalização que verifica a situação em campo. Essa fiscalização atua no projeto registrado junto à concessionária para confirmar se a instalação da CTO está dentro ou fora da legislação.

Conclusão

Como você viu neste comparativo, a caixa de terminação óptica é indispensável para o provedor de internet que quer garantir a proteção, qualidade e continuidade à sua rede. Com a análise, escolha do produto correto e uma implantação adequada, é possível aproveitar todas as vantagens de cada uma delas oferecendo os melhores produtos e serviços aos seus clientes.