BLOG

EVOLUÇÃO DA CONECTIVIDADE EM FIBRA ÓPTICA

O crescimento de usuários a internet nos últimos anos fez com que operadoras e provedores desenvolvessem um cenário de conectividade voltado para fibra óptica, e tais tecnologias são constantemente modernizadas com equipamentos e soluções que facilitam e entregam pacotes de serviços de qualidade ao cliente. 

De acordo com o CETIC (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação) em 2020, aproximadamente 83% dos domicílios no Brasil já estão conectados à internet por meio de computadores ou dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Uma comparação entre 2018 e 2019 feita pelo Ministério das Comunicações mostra que a banda larga móvel passou de 80,2% nos domicílios em 2018 para 81,2% em 2019. Já a banda larga fixa passou de 75,9% para 77,9%. A proporção de domicílios que contam com os dois tipos de conexão saltou para 59,2% em 2019. O percentual era de 56,3%, em 2018.

O IBGE destaca que o telefone celular continua sendo a principal ferramenta utilizada pelos conectados. Ele foi encontrado em 99,5% dos domicílios com acesso à rede mundial de computadores. Depois vem o computador, com 45,1%, seguido pela televisão (31,7%) e tablet (12%). Em 2019, entre as 183,3 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade no país, 143,5 milhões (78,3%) utilizaram a internet nos últimos três meses. Jovens adultos entre 20 e 29 anos foram os que mais acessaram. O uso é maior entre estudantes (88,1%) do que entre não estudantes (75,8%). Os estudantes da rede privada (98,4%) usam mais do que os da rede pública (83,7%).

O acesso à internet por meio da TV subiu de 23,3% para 31,7% nos domicílios e o uso para assistir a vídeos, filmes e séries cresceu de 86,1% para 88,4%. Com isso, os provedores de acesso à internet, que antes utilizavam outros equipamentos como rádio e cabo para prover um pacote de serviços ao cliente, trouxeram ainda mais soluções para as redes migrando para fibra óptica. A velocidade e conectividade contribuíram para que cada vez mais planos de internet fossem vendidos a preços mais acessíveis e, claro, por conta da mudança dos perfis de usuários que navegam cada vez mais nas redes sociais, assistem e geram conteúdos em vídeos, assistem filmes em plataformas de streaming, acessam jogos online, estudam e se atualizam como mostrado na pesquisa do IBGE. 


SOLUÇÕES PRECON E AS VANTAGENS PARA OS ISPs
Você sabia que não é preciso alterar toda sua rede para trabalhar com a topologia PRECON?

Os cabos drop com pré conectorização SC permite que você realize instalações rápidas com as mesmas vantagens de uma rede PRECON utilizando uma rede já implementada. De acordo com o engenheiro e especialista da Think Technology Kennety Ribeiro, as soluções estão sendo tendência dos provedores no mercado nacional e visa aumentar ainda mais a qualidade das entregas dos serviços ao cliente final. Agilidade nas instalações e manutenções e, consequentemente ganho de produtividade em campo irá fazer com que vários empresários ISPs abraçarem as soluções PRECON e continuar atualizando cada vez mais os negócios com o que há de mais moderno no mercado.

As vantagens dos conectores PRECON é devido uma ou as extremidades já sendo feitas no fabricante, em produção industrial que garantirá os parâmetros ideais para minimizar perdas da rede após instalado. O cabo é testado logo após de ser confeccionado, para que o técnico em telecomunicações tenha certeza que nas extremidades a potência está de acordo com as especificações do fabricante, evitando assim repetidas medições e/ou novas montagens de conectores de campo para atingir um resultado satisfatório de sinal, eliminando uma preocupação a mais para a instalação e dando agilidade em cada processo.

Outra importante vantagem se dá por serem comercializados em bobinas ou rolos com metragens menores, e consequentemente possuem pesos menores para a movimentação entre cada instalação ou manutenção, variando entre 1 a 4 quilogramas. Vantajoso pois facilita a instalação, trazendo mais segurança para o técnico agilizando o processo. O tempo de montagem de conectores de campo é eliminado, assim como organização da caixa que estará sempre organizada. O técnico subirá apenas para realizar a conectorização na mesma e pronto.

Componentes PRECON são mais resistentes em comparação a redes com conectores de campo utilizado atualmente, os chamados “fast connectors”. A fixação é melhor elaborada por ter sua montagem com diversos componentes que ancoram o cabo no conector, crimpando as partes e aumentando a resistência à tração.

As soluções PRECON possuem tantos produtos para uso interno quanto externo. Um deles é o cabo PRECON com conectorização feita pelo conector hermético, ou waterproof conector. Este modelo de conector facilita a instalação pois não se faz necessário a abertura da caixa para realizar sua conexão. Na sua CTO já estão disponíveis as conectorizações para esta solução, onde cada saída é munida de uma tampa de proteção, bastando apenas removê-la e pluga-las. As saídas possuem isolamento independentes, sem acesso a rede de infraestrutura no interior da caixa evitando qualquer entrada de água ou insetos em seu interior. A produtividade nas instalações é elevada pois habilidades e experiência do técnico sobre fibras e fusões não são tão exigidas, uma vez que todo o sistema possuirá um melhor controle de eficiência por conta dos componentes.

As atividades serão basicamente plugar o cabo, estender até a casa do cliente ou outra caixa de atendimento e finalizar no equipamento final, sendo ele uma ONT/ONU ou dispositivos ópticos. Atualmente, os custos dos componentes da rede PRECON ainda são mais caros em comparação a outras opções disponíveis no mercado. Isso se dá pela construção dos mesmos que tem processos de montagem industrial, sendo criados moldes e ferramentas para sua fabricação, além do uso de matéria prima de qualidade para justamente garantir a sua eficiência exemplar para este tipo de conector.

O dimensionamento incorreto do comprimento dos cabos a serem utilizados podem ocasionar sobras de cabos em casos específicos, onde o lançamento do mesmo pode ter a metragem menor ao comprimento utilizado. Em toda instalação deve ser observado e realizada um estudo quanto a metragem correta de cabo a ser usado para evitar esse problema. As CTOs PRECON, que receberão as conexões também possuem um valor de mercado maior do que as caixas convencionais comercializadas atualmente, devido aos componentes internos como os adaptadores PRECON que tem a mesma estrutura, qualidade e complexidade dos conectores dos cabos.

Por Weber Mesquita
Analista de apoio em pesquisa e desenvolvimento na Think Technology.