BLOG

Você sabe o que é ONU Híbrida e quais suas vantagens?

A ONU Híbrida vem se mostrando uma opção versátil e ganhando cada vez mais usuários. Isso ocorre devido a flexibilidade, praticidade e versatilidade na hora de realizar quaisquer instalações.

Trata-se de um equipamento capaz de ser empregado tanto em tecnologia EPON quanto com GPON. Isso resulta em uma conexão múltipla e faz com que o usuário possa aproveitar os benefícios de ambas as tecnologias.

Nesse sentido, aqui discorreremos brevemente sobre os principais benefícios que a ONU híbrida possui. Discutiremos primeiramente sobre o que é a tecnologia, quais suas vantagens e quais são os principais modelos de ONU híbrida que podem ser encontrados no mercado.

 

AFINAL, O QUE É UMA ONU - OPTICAL NETWORK UNIT?

Para compreendermos o que é uma ONU híbrida, faz-se necessário que primeiramente destrinchemos o que é uma ONU. Para tal, voltamos o nosso olhar para as palavras que formam o acrônimo ONU. ONU é uma sigla oriunda do inglês que significa Optical Network Unit, ou seja, Unidade de Rede óptica.

Trata-se do equipamento que utiliza tecnologia passiva para a transferência de dados bidirecionais. Logo, podemos afirmar que a ONU é uma tecnologia que é empregada para a realização de uma conexão com a rede PON e o OLT.

Para refrescar a memória de nossos leitores, as Redes PON (Passive Optic Network) se configuram como uma rede passiva de transmissão de dados. Categorizamos essa rede como “passiva” por se tratar de uma arquitetura que não emprega o uso de energia na hora do transporte de informações.

Nesse sentido, falando em termos práticos, podemos compreender a ONU como um equipamento que transforma os sinais ópticos em sinais elétricos, possibilitando assim a conexão em alta velocidade, o que é típico da fibra óptica.

 

QUE É UMA ONU HÍBRIDA?

Tradicionalmente quando pensamos em uma ONU de alta qualidade e velocidade na hora de transmissão de dados, nós pensamos em dois modelos: EPON e GPON.

Esses dois modelos são os mais procurados quando o assunto é a construção de uma rede de transmissão passiva – que não usa energia. Como estamos falando de duas redes que fazem uso de arquitetura FTTx, podemos afirmar que existem grandes similaridades entre as duas, contudo, elas também apresentam algumas diferenças em aspectos centrais.

A primeira grande diferença entre as duas arquiteturas de redes pode ser apontada na questão da velocidade da conexão realizada. Apesar das conexões que fazem uso de tecnologia EPON apresentarem uma menor velocidade de conexão em comparação às redes GPON, elas se destacam pela sua estabilidade.

Redes EPON tem uma velocidade simétrica, traduzindo-se em uma velocidade de 1,25 Gbps tanto no downstream quanto no upstream. As Redes GPON, por sua vez, apresentam uma velocidade assimétrica, possuindo 2,5 Gbps no downstream e 1,25 Gbps no upstream.

Em termos práticos, podemos compreender que GPON se configura como uma rede mais ágil e com melhor qualidade na conexão, um fator que se traduz em uma excepcionalidade na hora da transmissão de vídeos. Ademais, ela apresenta melhores resultados em provedores de internet que contam com muitos usuários, uma vez que as redes GPON permitem ganhos de escalabilidade no médio e no longo prazo.

Contudo, como estamos falando de uma arquitetura de alta complexidade, as redes GPON não são recomendadas para provedores novos no ramo. Quando nos referimos àqueles que estão recém entrando no mercado, nós recomendamos que façam uso das redes EPON, por se tratar de uma tecnologia anterior e, consequentemente, menos complexa.

Contudo, o mercado atual de provedores de internet tem demonstrado uma clara tendência de crescimento das redes GPON. Portanto, mesmo que você opte por iniciar seu serviço com uma rede EPON, faz-se necessário empregar uma tecnologia que oferece maior flexibilidade na hora de melhorar sua rede.

É esse cenário que faz com que a ONU híbrida se configure como a ONU ideal para qualquer provedor de internet. Trata-se de um equipamento que oferece flexibilidade ao cliente e ao provedor, permitindo uma maior margem de manobra no futuro.

 

OS TIPOS DE ONU HÍBRIDAS: ONU BRIDGE E ONU Wi-fi

Uma vez com as vantagens da ONU híbrida devidamente apresentadas, podemos adentrar nas especificidades sobre os diferentes modelos da presente tecnologia. Em termos amplos, podemos inserir as diferentes unidades de ONU híbrida em duas categorias: Bridge e Wi-fi.

Iniciaremos nossa exposição pela ONU híbrida de modelo Bridge. Trata-se de um modelo de ONU híbrida que não possui comunicador Wi-Fi e que, portanto, requer a instalação de um roteador separado.

Podemos categorizar uma ONU Wi-Fi por sua capacidade de transmitir Wi-Fi sem precisar de um roteador doméstico. Esse modelo pode ser com Wi-Fi N ou Wi-Fi AC, variando conforme o plano do cliente.

É muito importante ressaltar que não existe uma alternativa melhor ou pior, cada modelo tem suas vantagens e desvantagens e a decisão vai depender muito das demandas do cliente. Se por um lado um tipo de equipamento pode oferecer mais facilidade, por outro pode ter um custo mais alto. Saber equilibrar essa balança faz toda a diferença para o sucesso de um projeto.

Quer saber mais? Entre em contato agora e conheça a linha de ONUs da Think Technology. Whatsapp: (35) 3473-2021