A internet de fibra óptica tem diversas vantagens, como a velocidade ou a eficiência de sua rede. Para que tudo isso seja mantido de maneira consistente, é essencial cuidar da estrutura física. Entre os importantes componentes de uma rede FTTX, está a Caixa de Terminação Óptica, ou apenas CTO.

A pandemia de COVID 19 trouxe muitos desafios e mudanças em carreiras, com isso, tanto as empresas como os profissionais foram submetidos a acelerar processos como a grande adesão às tecnologias, o trabalho híbrido e até algumas habilidades do futuro. Rebeca Toyama, especialista em carreira, comenta sobre as tendências de carreira para 2022 e traz 5 dicas para os profissionais trabalharem alinhados ao seu propósito compreendendo as demandas sobre as habilidades e competências do futuro, segundo estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial.

A chegada de novas ferramentas para realizar compras e pagamentos online tem sido motivo de dor de cabeça para alguns consumidores. Isso porque, recentemente, a companhia de software de cibersegurança Kaspersky, identificou dois novos tipos de golpes do boleto falso usando o pagamento via QR Code do Pix.

Segundo a Anatel , a alternativa para conexão através de cabos metálicos tem decrescido nos últimos anos e dado espaço para as redes de fibra óptica. De acordo com a agência, a conexão a partir de cabos metálicos saiu de 71,9% de share, em 2007, para 41,9%, em 2018, enquanto a fibra óptica adquiriu 18,5% de share no mesmo ano. Isso está ocorrendo, pois, a fibra óptica apresenta uma alta eficácia. No entanto, é necessário conhecer bem essa alternativa e saber diferenciar um splitter balanceado e desbalanceado, para poder usufruir de forma qualificada e segura de todas as vantagens apresentadas por essa alternativa.

Nos últimos anos, o mercado nacional de banda larga tem apresentado ótimos resultados, mantendo o crescimento acelerado. Segundo a última pesquisa TIC Domicílios 2020, durante a pandemia o número de usuários de internet no Brasil chegou a 152 milhões e deve continuar aumentando.

O crescimento de usuários a internet nos últimos anos fez com que operadoras e provedores desenvolvessem um cenário de conectividade voltado para fibra óptica, e tais tecnologias são constantemente modernizadas com equipamentos e soluções que facilitam e entregam pacotes de serviços de qualidade ao cliente.

A arquitetura de redes FTTx está experienciando uma verdadeira revolução, tendo em vista que não é mais necessário contar com equipamentos ativos, isto é, aqueles que necessitam de energia elétrica para funcionar.

Para representante da agência, livre negociação de preços dos postes resultou em ocupação desordenada. Para a Fibrasil, custo de uso dos postes é linha mais importante dos custos. V.tal se mostra confortável com os contratos herdados da Oi.

De nome difícil, a tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing, ou Multiplexação por divisão de comprimento de onda) vem ganhando destaque nessa pandemia com o trabalho remoto. Desde então a demanda de internet cresceu entre 40% e 50% no Brasil, de acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Pois, o tráfego no País mudou, movendo-se principalmente para a borda da rede, graças à forte ampliação da demanda nos lares com home office, compras online, aulas remotas, e entretenimento. A mudança de hábito foi imensa e o acesso à internet crescente.

Onde instalar a caixa de terminação óptica? Muitos provedores de internet e distribuidores de produtos de telecomunicações enfrentam esse dilema frequentemente. Se você chegou até aqui, essa deve ser sua dúvida também, não é mesmo? Ao começar a ofertar serviços de internet, por exemplo, é muito complicado decidir entre essas duas opções já que elas influenciam diretamente na compra de material. Entender como cada uma dessas instalações funciona é fundamental para oferecer um serviço completo e adquirir os produtos corretos. Sendo assim, neste post explicaremos melhor cada um deles, suas vantagens e desvantagens e como escolher o melhor tipo de instalação. Confira!